Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

20 março 2011

Lineu e a Nomenclatura Científica

A partir dos séculos XVII e XVIII os botânicos e zoólogos começaram a estudar um sistema de categorias de classificação. Em 1758, Lineu fez o primeiro trabalho extensivo de categorização,que  ainda  serve de base atualmente classificar os seres vivos usando a espécie como unidade básica.      

Essa ferramenta chamada de Taxonomia vai ser muito importante para ser utilizada na sistemática dos seres vivos. Ela vai colaborar para a classificação e organização dos seres vivos conforme algumas regras e características.
                                                             
Lineu criou o sistema de nomenclatura chamada Binominal porque é composta de duas palavras. A primeira palavra é escrita com letra maiúscula e indica o gênero a que o ser vivo pertence. A segunda indica a espécie e é escrita com minúscula. Além disso o nome científico precisa ser destacado do texto, em geral, sendo grafado em itálico. Homo sapiens.



Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu, foi um botânico, zoólogo e médico, criador da nomenclatura binominal e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". Foi um dos fundadores da  Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu participou também no desenvolvimento da escala  Celsius.
Lineu era o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários.

Até o século 18, os seres que existiam no universo costumavam ser divididos em três grupos: animais, vegetais e minerais. Com a busca de conhecimento descobriu-se que animais e plantas tinham muito em comum, sendo bem diferente dos minerais. Assim, os cientistas dividiram os componentes da natureza em dois grandes grupos: seres vivos e matéria bruta.



Espécie:é o conjunto de organismos semelhantes entre si e capazes de cruzar e gerar descendentes férteis.

A taxonomia de Lineu é extensamente usada nas ciências biológicas.
Considerou a espécie como a unidade básica de classificação. Segundo ele, as espécies semelhantes agrupam-se em generos, os generos em famílias, as famílias em ordens, e as ordens em classes. -> sistema hierárquico de classificação.

2 comentários: