Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

28 junho 2011

Como os Cnidários se alimentam...


O corpo dos cnidários é recoberto por um tecido denominado epiderme. Nele existem células especializadas chamadas cnidócitos ou cnidoblastos, que estão mais concentradas nos tentáculos.
Dentro dos cnidócitos há uma cápsula, o nematocisto. Ele contém uma espécie de fio enrolado como uma ponta que funciona como um arpão.
Quando o cnidócito é tocado, a cápsula imediatamente se abre, o fio se desenrola, sua ponta penetra na pele da presa e injeta nela uma toxina.
A toxina é capaz de paralisar e matar pequenos animais, como peixes, crustáceos e vermes, que servem de alimento aos cnidários. Esses animais também ingerem organismos do plâncton que entram no corpo deles com a água.
O alimento ingerido pela boca vai para a cavidade do corpo, onde a maior parte é digerida e absorvida. Os restos não digeridos são eliminados pela própria boca, pois os cnidários não têm ânus.
A existência de uma cavidade digestória nos cnidários explica a origem do outro nome desse filo: celenterado.
O corpo desses animais tem uma espessura muito reduzida. Por isso o oxigênio dissolvido na água atravessa a epiderme e chega logo a todas as células. O gás carbônico e as substâncias tóxicas ou inúteis (chamadas excretas) também saem do corpo do animal pela epiderme.

11 comentários: