Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

27 março 2011

VÍRUS


Os vírus são seres muito simples e pequenos  e não conseguem produzir suas próprias proteínas, nem produzem sua energia.
Para se reproduzirem eles pegam uma célula e fazem ela trabalhar por eles.

Os vírus causam doenças porque conseguem destruir as células que eles estão. Nelas eles se reproduzem, usando-as para seu benefício. Eles são chamados de parasitas intracelulares. 

Na figura abaixo se vê como é um vírus e seus elementos.



Nossas defesas naturais.

Existem vários seres microscópicos (vírus e bactérias) no ambiente e que podem causar infecções e doenças no ser humano.

Mas temos defesas que são naturais em nosso corpo e uma destas se chama anticorpos. Os anticorpos são substâncias que colam nos organismos que invadem a célula e ajudam a destruí-los.
Cada tipo de anticorpo ataca um tipo de microorganismo e para cada microorganismo  é produzido pelo nosso corpo um tipo de anticorpo.
Interessante que o anticorpo se encaixa em algumas substancias que o invasor (vírus) possui como uma chave na fechadura...
 

O nosso corpo leva um tempo para reagir, pois precisa produzir os anticorpos para aquele tipo de vírus que desenvolveu a doença.Por exemplo, quando alguém pega sarampo pode ter vários sintomas da doença até ela ficar curada. 

Mas mesmo depois de curada o corpo ainda vai continuar guardando alguma lembrança do vírus invasor e vai servir para anticorpos, pois se o vírus tentar penetrar no corpo de novo, as lembranças (anticorpos) vão reagir tentando expulsá-lo.



A ciência ajudando a defender o corpo através das vacinas...

Existem os antibióticos, mas são remédios que ajudam a combater as bactérias e não fazem nenhum efeito contra vírus. Para combater esses invasores , é necessário vacinas.

Por isso é importante levar as crianças pequenas para se vacinarem, pois as mães estaram previnindo para que não peguem o vírus e tenham doenças graves como: poliomelite, paralisia infantil, etc. Não existe tratamento ou remédios para a cura destas doenças.

A vacina funciona quando  é colocado no organismo da pessoa o microorganismo que pode causar a doença. Então, ele não pode causar doença porque está morto ou atenuado, mas vai estimular para que seja produzido o anticorpo ou células especiais que impedirão que aconteça uma nova invasão do mesmo vírus.

Existe também algumas vacinas que curam e são aplicadas na pessoa mesmo depois dela ter sido exposta ao vírus.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo site eu andei dando uma boa olhada e intendi bem,e se tiver como da um olhada no que eu faço no meu site tem obrigado deis-de jah aqui está o link http://apocalipsezombie4.webnode.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...Desculpe não ter respondido antes...Olhei o trabalho do teu site...Boas dicas as tuas :)

      Excluir
  2. - Amei a simplicidade das explicações..Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou tentar descobrir o segredo sobre vírus.

      Sou Agrônomo e gostei da matéria de microbiologia especificamente o Livro trabulsi.

      Quero você que está lendo isso ajude a nos e pelo bem de todos (Descobrir esse enigmático segredo sobre vírus)

      Excluir