Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

27 outubro 2011

Angiospermas: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes



      Quando a borboleta colhe  o´néctar que serve de alimento, ao fazer isso também contribui para a reprodução da planta, pois transporta os órgãos de pólem de uma flor para outra.

     As angiospermas são as plantas de maior ocorrência em nosso planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. Diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Esta primeira estrutura abriga os elementos relacionados à reprodução sexuada e outras estruturas.

   É o mais numeroso grupo de plantas atuais, variando de gramíneas a enormes árvores. Existem cerca de 235.000 espécies descritas e habitam todos os tipos de ambientes.
A principal característica deste grupo é a presença do fruto e das flores.


   A flor contém os óvulos e podem estar agrupadas em inflorescências ou estar solitárias. As flores possuem estruturas para atrair polinizadores como lindas pétalas coloridas.


A REPRODUÇÃO DA ANGIOSPERMA



- Gineceu (sistema reprodutor feminino):





- Androceu (sistema reprodutor masculino):

      O pedicelo é responsável pela sustentação da flor ao caule e o receptáculo é a estrutura que prende as sépalas. Estas, em conjunto, são denominadas cálice; e o conjunto de pétalas é a corola.

     Na região terminal dos estames há as anteras: estruturas que abrigam o pólen. Já na região basal do gineceu, localiza-se o ovário da flor.


     As cores atrativas das pétalas, o cheiro da flor e a presença de néctar permitem com que insetos, aves e morcegos se aproximem destas estruturas. Desta forma, tais indivíduos são capazes de propiciar a polinização, ao levarem os pólens até o estigma. Após este evento, o óvulo fecundado transforma-se em semente; e as paredes do ovário, em fruto.




     Ao envolver as sementes, os frutos protegem estas estruturas, permitindo com que a dispersão destas aconteça de forma mais eficiente. Por serem base para a alimentação de diversos animais, estes podem também facilitar este processo.



     Estas duas características, aliadas ao surgimento do sistema de vasos condutores, são os três grandes fatores que contribuíram para que este grupo vegetal fosse constituído, hoje, de mais de 235 mil espécies, em todo o planeta.

       Video com uma aula do Prof. Dorival Filho sobre Angiosperma.
     


A REPRODUÇÃO DA ANGIOSPERMA





SEMENTES:
     A semente possui uma casca que protege o embrião contra a desidratação e também contra animais,fungos e bactérias.Contém,ainda,uma reserva nutritiva para a futura plantinha,na forma de amido,óleos e proteínas.
     Na semente,além das partes que vão originar a raiz,o caule,e as folhas das plantas,encontramos os COITILEDONEAS que são folhs especiais com função de armazenar nutrientes.
      Nas MONOCOTILEDÔNEAS há apenas um cotilédone,que absorve os nutrientes do endosperma e os passa para as regiões de crescimento do embrião.
     E nas plantas conhecidas comoDICOTILEDONEAS há dois cotilédones,que, em geral,são bem desenvolvidos e contêm a reserva de alimento para o embrião.

Flores e frutos: aquisições evolutivas

    As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

A flor e o fruto do maracujá

     As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado - o néctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais. Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar.
    Coloridas e perfumadas ou não, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.


22 comentários:

  1. Olá linda!Adorei o seu blog e me ajudou muito no meu trabalho de ciencias!=)
    uma perguntinha...
    Como é estudar em um colegio militar?é bom?tem castigo?pergunto isso pois minha prima está aqui do meu lado e quer saber pois quer estudar em um
    beijinhos!!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Ana...Não estava entrando...Meu blog tava abandonado e tals...Mas agr eu voltei (espero)...Obrigada...Bjosss

      Excluir
  2. Oiie tuudo beem..W Amei seeu site mo massa mi serviiu bastant beiijos suua linda..!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Esther :) Obrigado pelo texto me ajudou muito na prova , estudo no 7°ano e tirei 11,7 na prova valendo 12 :) Parabéns pelo desempenho !

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sua postagem me ajudou muito! Vc nem imagina! Já vou segui-lo. Aproveita e segue o meu? www.minhaleituraminhacultura.blogspot.com Brigada! Bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaa ja fui la no teu blog e to seguindo...Adoro ler tbm...Mas espero ler muuuito como tu lê desse jeito....hahahahha Bjosss

      Excluir
  5. eu tive uma experiencia ótima

    ResponderExcluir
  6. aaff ' nao me ajudou .. >:(

    ResponderExcluir
  7. gostei desse daqui muito bom

    ResponderExcluir
  8. isso me ajudou muito no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  9. muito bom me ajudou muio

    ResponderExcluir
  10. horrivel colega, vai estudar antes de postar alguma coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo anonimo e uma bosta so serve para criancinhas

      Excluir
    2. to de brinks, oula, meu nome eh jonesonamilda minha mainha ama esse nome e eu tb! sou conhecida como milda na mihna escola! tenho 14 anus e vc eh mt linda!! amaria estudar em uma escola militar! me liga e diz como eh? obg AJUDOU MTTTT

      Excluir
  11. Esther pq vc nao coloca ao invés de interessante Horrível?

    ResponderExcluir
  12. Site hórrivel muito mal feito uma besteira essa guria deve ter 10 anos para fazer um site tao ruim assim :D

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo seu blog fantástico me ajudou até demais.

    ResponderExcluir
  14. Olha é mto bom realmente, mas vou te dar uma dica... n bote tanta coisa colorida pq acaba fazendo perder a atencao. Bom msm!

    ResponderExcluir