Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

28 junho 2011

Os recifes de corais

O acúmulo de esqueletos de corais e do calcário de certas algas deu origem aos recifes (ou arrecifes) e atóis de corais nas regiões tropicais.


Além de proteger o litoral contra a erosão provocada pelas ondas, os recifes de corais abrigam uma imensa variedade de organismos. Calcula-se que eles sirvam de habitação para um quarto das espécies marinhas existentes no planeta.

Os recifes de corais se formam geralmente em águas claras, rasas e com temperatura entre 20º C e 30º C. Isso ocorre porque boa parte do alimento dos corais é produzida por algas microscópicas (dinoflagelados) que vivem dentro do corpo do coral.
As algas fornecem alimento aos corais, e estes fornecem sais minerais às algas. Os corais retiram essas substâncias dos animais que eles capturam com seus tentáculos. A interdependência entre o coral e a alga explica por que os recifes são encontrados em profundidades que a luz – necessária à fotossíntese – pode alcançar.
Nos recifes vivem também camarões e outros invertebrados que se alimentam de algas e detritos orgânicos. Esses invertebrados servem de alimento aos peixes pequenos das redondezas. Estes, por sua vez, são comidos pelos peixes maiores.


Ameaça aos recifes de corais


Em várias partes do mundo, os corais estão ficando brancos. Isso quer dizer que eles estão perdendo suas algas. Isso é prejudicial, pois sem as algas, a sobrevivência do coral fica ameaçada.

A temperatura da Terra tem aumentado e um dos prejuízos disso,tem causado esse branqueamento das algas (a alga morre quando a temperatura aumenta).

O aquecimento do planeta resulta principalmente do aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera devido à queima de combustíveis derivados do petróleo ou do carvão mineral.

A destruição dos corais, causada pelo ser humano e a poluição das regiões costeiras, também ameaçam os recifes de corais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário