Total de visualizações de página

free counters

Pesquisar no Blog ou em outros locais

07 setembro 2011

Curiosidades: Sistema cardiovascular dos Mamiferos

Sistema cardiovascular dos Mamiferos

     Sua circulação é fechada e o sangue não se mistura.

     Tem coração tetracavitario, com quatro cavidades ou câmaras, sendo elas exatamente dois átrios e dois ventrículos. O que separa totalmente o sangue venoso do arterial são os septos interatrias e interventriculares. Os átrios e ventrículos se conectam através de válvulas que dão certeza ao fluxo sanguíneo, não permitindo que o sangue volte para a etapa anterior.

     A circulação se divide em duas etapas: circulação maior (que será a partida do sangue arterial do coração para o corpo e depois o que sobrou da distribuição ira de volta para o coração, ou seja, coração – corpo, corpo – coração) e circulação menor (que será o envio do sangue venoso contido no coração, este vindo do corpo, para o pulmão e depois o transporte do sangue agora arterial até os pulmões, ou seja, coração – pulmão, pulmão – coração).

     Exatamente por causa desse sistema de circulação e separação do sangue, as aves e mamíferos tem a possibilidade de ter o chamado ‘sangue quente’ e logo, maior energia corporal. Os mamíferos e aves parecem ser o auge da evolução, com todo o sistema perfeito.

 Sangue saindo para os tecidos/ Sangue entrando no coração

Outras curiosidades:

    Certos animais como a planária (classe Turbellaria, filo Plathelminthes) não apresentam sistema circulatório. Os nutrientes, gases e excretas são transportados por difusão. É eficiente apenas para animais de dimensões reduzidas, com elevada relação S/V (Superfície/Volume). Isso é comum em poríferos, cnidários, platelmintos e asquelmintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário