Menores que míni, menores que micro, eles são Nano!
Quando algo é muito pequeno, costumamos usar a palavra `míni´ para nos referir a ele, não é mesmo?
Há, porém, coisas tão pequenas que esta palavra `míni´ não dá conta de explicar. Por exemplo: um vírus que nos traz gripe, ou uma célula do nosso corpo, nós não conseguimos ver a olho nu. Daí, dizemos que estas coisas são `micro´, simplismente porque elas não poderiam ser vistas sem o uso de um aparelho especial, que se chama microscópio e que nos ajuda a enxergá-las.
E você, sabia que existem estudos que foram feitos a pouco tempo pelos cientistas que dizem que existem estruturas, que são menores do que o `micro´. Elas são pedaçinhos tão pequenos que são chamados de `nano´ e que só podem ser vistas com a ajuda tambem de um outro aparelho, que possui um nome engraçado e esquisito, e que é muito mais sofisticado: o nanoscópio.
Antes de estudarmos sobre o nanoscópio, é importante saber do que são feitas estas estruturas tão pequenas que estão desafiando tantos cientistas. Algumas são feitas de carbono, que é um elemento que existe na natureza e são nossos velhos conhecidos: Quem não ouviu falar sobre o grafite e o diamante.
O grafite é esse mesmo que você trem em seu lápis, ele é considerado o jeito mais macio do carbono. Já o diamante é muito duro, sendo usado para cortar e riscar materiais como o vidro, e tambem na fabricação de jóias.
A pergunta agora é:
Se esses dois materiais são feitos do mesmo elemento, o que faz um ser grafite e o outro o diamante?
Resposta: É o jeito em como ocorre a arrumação dos átomos.
Mas você deve estar se perguntando novamente: Mas o que é um átomo?
Então conto-lhe uma história: Há cerca de 2500 anos, um filósofo grego chamado Demócrito disse que, se dividíssimos qualquer coisa em pedacinhos cada vez menores até que se chegasse a um ponto que o último pedacinho não podesse mais ser dividido, chegaríamos a um átomo.
Em outras palavras, o átomo seria a menor porção, o menor pedacinho que forma qualquer matéria. Mas a história ainda não acabou, e um cientista descobriu que o átomo tambem poderia se dividir. E com essa novidade, o átomo deixou de ser considerado a menor particula formadora de qualquer coisa, que não se dividia.
E o nano foi descoberto.
Espero que você tenha gostado e entendido esse texto, pois falar de conhecimento é algo surpreendente e que nos faz crescer como seres humanos.
Autor: Marcelo Hawrylak Herbest e o texto foi adaptado pela professora Tania Cunha.
Esther *-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário